Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024

PGFN fixa entendimento sobre insumos do PIS e da Cofins com base na posição do Superior Tribunal de Justiça.

há 6 anos


A Procuradoria Geral da Fazenda Nacional publicou no dia 03/10/2018 nota explicativa - a SEI nº 63/2018/CRJ/PGACET/PGFN-MF - aceitando o conceito de insumos para crédito de PIS e Cofins, fixado pelo Superior Tribunal de Justiça em sede de recurso repetitivo (REsp 1.221.170).

A nota explicativa possibilita que a PGFN não conteste ou apresente recursos nos processos judiciais que versem acerca da matéria julgada em sentido desfavorável à União. Com isso se explicita a segurança jurídica proveniente da delimitação da extensão e o alcance do julgado do Superior Tribunal de Justiça, que deve ser observado pela Receita Federal.

De acordo com a nota, tanto o procurador da Fazenda Nacional como o auditor-fiscal que atuam nos processos sobre o assunto julgado estão obrigados a adotar o conceito de insumos definido pelo STJ e as balizas contidas, mas não estão obrigados a, necessariamente, aceitar o enquadramento do item questionado como insumo.

Na nota, a PGFN observou que o STJ adotou a interpretação intermediária acerca da definição de insumo, considerando que seu conceito deve ser aferido à luz dos critérios de essencialidade ou relevância.

  • Publicações38
  • Seguidores2
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações678
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pgfn-fixa-entendimento-sobre-insumos-do-pis-e-da-cofins-com-base-na-posicao-do-superior-tribunal-de-justica/634504100

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)