Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024

Controversas sobre a trava bancária de garantia fiduciária

há 6 anos


A garantia fiduciária, quando tem a natureza de direito creditório, pode ser classificada como bem de capital. Por isso é possível o sobrestamento, ainda que parcial, da chamada trava bancária quando se trata de cessão de créditos ou recebíveis em garantia fiduciária a empréstimo tomado pela empresa devedora.

No caso, a liberação da trava bancária, que impedi que a empresa em recuperação judicial tenha acesso às contas bancárias e aos valores nelas retidos. Destaca-se que na maioria das vezes os valores retidos são bens de capital essenciais, necessários para o seu funcionamento e a utilização da trava bancária prejudica o processo de recuperação judicial.

A liberação da totalidade ou parcialidade da trava bancária, possibilita a continuidade da atividade empresarial da empresa recuperanda. Por isso, cita-se o Agravo de Instrumento n.º 5261774-77.2016.8.09.0000, 3ª Câmara Cível do TJGO, julgado em 15/12/2017, DJe de 15/12/2017), o digno Relator, Desembargador ITAMAR DE LIMA, entendeu que a não liberação das citadas “travas”, poderia constituir entrave ao êxito da recuperação do Agravado, liberando, por consequência, todo o produto recebido pela instituição financeira, nada obstante o seu reconhecimento de que aquela operação financeira tinha a natureza de extraconcursal (...)

Entretanto tal tema não está pacificado, mormente, quando o Superior Tribunal de Justiça decidiu que, nas hipóteses de recuperação judicial, não é possível o sobrestamento, ainda que parcial, da chamada trava bancária quando se trata de cessão de créditos ou recebíveis em garantia fiduciária a empréstimo tomado pela empresa devedora. (REsp 1.758.746)

  • Publicações38
  • Seguidores2
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações200
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/controversas-sobre-a-trava-bancaria-de-garantia-fiduciaria/639748513

Informações relacionadas

Ana Paula de Jesus Souza, Advogado
Artigoshá 4 anos

Padecemos! O SUS, renasce!

Blog do Jusbrasil
Artigoshá 13 dias

Transformando Escritórios Jurídicos com o Jusbrasil

Ponto Jurídico, Advogado
Notíciashá 3 anos

Crédito com garantia fiduciária, mesmo que prestada por terceiros, não sofre os efeitos da recuperação

Rogério Tadeu Romano, Advogado
Artigoshá 13 dias

A aplicação da lei penal no espaço

Alessandra Strazzi, Advogado
Artigoshá 13 dias

Descubra Agora: Pensão Alimentícia Conta como Renda Familiar no BPC?

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)