Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Supremo vai decidir se é crime não recolher ICMS declarado

há 5 anos

Os contribuintes tentam no Supremo Tribunal Federal (STF) reverter a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que considerou crime não pagar ICMS declarado.

O julgamento no STJ foi realizado em agosto do ano de 2018. Por seis votos a três, os ministros negaram um pedido de habeas corpus (nº 399.109) de empresários que não pagaram valores declarados do tributo. A prática foi considerada apropriação indébita tributária. A pena prevista é de seis meses a dois anos de prisão, além de multa, conforme o artigo , inciso II, da Lei nº 8.137, de 1990.

Após a decisão do STJ, os empresários recorreram ao STF e pediram, em liminar, o trancamento da ação penal. No pedido, os empresários, alegam que estão sendo processados criminalmente por mera inadimplência fiscal, sem fraude, omissão ou falsidade de informações.

Dada a relevância da matéria e em nome da segurança jurídica, o ministro Luís Roberto Barroso, concedeu, de ofício, liminar para impedir que qualquer pena seja imposta contra os recorrentes, até que a matéria seja julgada no RHC 163334. Ainda, o Ministro aprazou audiência com as partes para o dia 11 de março de 2019.

  • Publicações38
  • Seguidores2
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações152
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/supremo-vai-decidir-se-e-crime-nao-recolher-icms-declarado/674480201

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)